quarta-feira, 18 de julho de 2012

BACH METAL

APRESENTAÇÃO REALIZADA NA UEM DURANTE AVALIAÇÃO DE PRÁTICA DE CONJUNTO, QUEM QUISER IR DIRETO PARA A MÚSICA PULAR PARA 1:58

segunda-feira, 16 de julho de 2012

GRANDE CLÁSSICO DO HARD ROCK ANOS 80!!!
ALGUNS VIDEOS RETIRADOS DE APRESENTAÇÕES AO VIVO

DICAS INTERESSANTES !!!

ESTUDANDO MÚSICA
Publicado em:
22/05/2009
O estudo da guitarra deve seguir algumas diretrizes para que os resultados aconteçam.
Uma atitude psicológica correta, dedicação e disciplina são pontos-chaves para sua realização. Estudar de maneira constante, concentrado e lento, farão parte do dia-a-dia na música.
Adotar uma disciplina de estudo e organizar o tempo é uma tarefa árdua na agenda diária, todavia, é o primeiro passo para que o estudo flua bem. Lembrar: “A qualidade do tempo estudado é muito mais importante  do que  o material; meia hora focado com atenção e concentrado nas dificuldades, torna-se muito produtivo, ao contrário de uma tarde inteira displicente”.
Regras para um estudo saudável:
1) Relaxamento: Sempre tocar livre de tensões, para não sobrecarregar os tendões e músculos.
2) Alongamento: Ao iniciar uma seção de estudo fazer alguns alongamentos básicos, evitando assim, problemas de mãos e braços.
3) Rotina: Manter uma disciplina diária de estudo.
4) Metrônomo: Sua utilização é fundamental para que a métrica e a rítmica sejam desenvolvidas.
“Extraido do livro novo O Zen, o silêncio e o tocar....”

FELIZ DIA DO ROCK ATRASADO!!!

PRA COMEMORAR O DIA DO ROCK ATRASADO VAMOS CURTIR ESSE SOM!!!!!!!!!

FÉRIAS

CAROS ALUNOS, ESTAMOS DE FÉRIAS, PORÉM, DESCANSE BEM QUE NO SEGUNDO SEMESTRE VAMOS INICIAR AS AULAS COM FOLÊGO TOTAL...

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Violão Clássico X Popular

Durante o tempo em que venho desenvolvendo meu trabalho como professor, já passei por várias situações inusitadas, desafios pessoais e desafios com alunos, tanto com alunos que não desenvolviam por dificuldades pessoais, quanto por falta de estudo.Porém uma dos maiores dilemas que enfrento e a extrema diferenciação que surgiu entre o violão clássico e o popular. E...m alguns momentos já tive alunos que perguntaram se o violão clássico é um instrumento diferente do popular.
A forma com que o ensino do violão foi se desenvolvendo me parece o grande culpado deste estigma entre ambas escolas violonisticas. O simples fato de passar para um aluno um exercicio de arpejos com a mão direita, já é o suficiente para que ele venha na próxima aula com o seguinte questionamento: Professor, eu faço aula de violão clássico ou popular?
A complicação e a dificuldade foi inteiramente ligada a música erudita e logo ao violão clásssico e o desleixo técnico e a simplicidade foi relacionada ao popular. Enganos imperdoavéis, uma vez que hj podemos ver eximios violonistas populares com uma técnica invejada por muitos eruditos, e violonistas que desenvolvem o repertório erudito com uma musicalidade e swing semelhante á de um dito músico da noite.
Portanto o que tento deixar claro, para todos os meus alunos, é que a técnica violonistica, é uma só, arpejar ou dedilhar não é uma técnica exclusica do violonista clássico, assim como o rasgueio ou as nota percussivas não é uma técnica e nem um recurso exclusivo da música popular, o que temos é o ensino do violão com repertórios diferenciados, ambos de extrema importância. O que talvez pode ser considerado uma dificuldade entre os dois, é que o violão clássico por trabalhar com música antiga, faz o uso na maioria das vezes do ensino por meio da partitura e no popular usa-se muito os recursos das cifras e da tablatra, que historicamente é mais antigo que a própria partitura, chamar os dois recursos usado na música porpular de modernos é um outro erro muito cometido por alguns professores do genêro.

Iniciando os estudos!!

E ai galera que acompanha o blog, td certo!!
O post de hj é muito útil pra qeum esta iniciando seu estudos de violão clássico ou popular.
O link abaixo é um método desenvolvido e organizado por um dos maisores educadores do universo do Violão, o grande Henrique Pinto, que infelizmente já não está entre nós. Neste primeiro volume, a proposta é de enfatizar a técnica e a postura para o aluno iniciante visando sempre o menor esforço, desenvolvendo juntamente com os exercicios técnicos a leitura do aluno, as peças propostas vão seguindo uma ordem progressiva de dificuldade chegando no final com peças que já requerem um certo aprimoramento técnico-musical.
E dai ta esperando o que. Bora Estudar !!

Iniciação ao Violão - Volume 1 - Henrique Pinto

segunda-feira, 2 de julho de 2012

ANTIGA BANDA

A SETE ANOS ATRAS MANDANDO UM THRASH METAL. MÚSICA DE AUTORIA PRÓPRIA

MAIS VIDEOS

GRANDE OBRA DO MESTRE TÁRREGA - CAPRICHO ÀRABE

Quem aprender violão erudito - entre em contato!!!
ALGUNS LINKS QUE FIZERAM MENÇÃO E DIVULGAÇÃO DO MEU RECITAL NO ÚLTIMO DIA 21 DE JUNHO.


http://www.odiario.com/vivamaringa/arteeespetaculos/noticia/578958/roberto-carlos-rezende-faz-recital-de-violao-com-entrada-gratis-em-maringa/

http://www.maringa.com/eventos/3618/MUSICA++O+violonista+Roberto+Carlos+Rezende

http://www.odiario.com/blogs/palcoeplateia/tag/rezende/
Quem tiver curiosidade de conhecer um pouco mais do trabalho que é desenvolvido dentro de uma graduação em música, estou disponibilizando o link do meu TCC. Pra quem não sabe, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e onde o aluno mostra o resultado dos conhecimento adquiridos durante todos os anos do curso e desenvolve uma pesquisa, fazendo o uso de uma série de autores para justificar ou provar um fato que este discorda ou concorda.
O meu trabalho visa discutir o ensino da improvisação baseado nos conceitos de Harmonia e condução de vozes dos tratados que se baseam no assunto em especial os tratados de Schoenberg, Riemman e Zamacois.

Link para download
FOTO BEM LEGAL DA GRAVAÇÃO DO DVD DA BANDA SKANAHALL. QUEM QUISER CONHECER MAIS SOBRE A BANDA E SEUS MEMBROS É SÓ ACESSAR!

www.skanahall.com.br

www.facebook.com/bandaskanahall